quinta-feira, 3 de outubro de 2013

São Pedro de Alva




São Pedro de Alva é uma vila portuguesa do concelho de Penacova, distrito de Coimbra, paróquia da diocese de Coimbra com 28,37 km² de área e 1 607 habitantes (2011). Densidade: 56,6 hab./km².
É sede da freguesia de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego que pertence à Região Centro, província da Beira Litoral, sub-região do Baixo Mondego e sub-região natural de Mondalva.
No âmbito da reorganização das freguesias realizada em 2013 a freguesia de São Pedro de Alva foi associada à freguesia de São Paio do Mondego, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego da qual é sede.

Antigo concelho de Farinha Podre
São Pedro de Alva foi sede do antigo concelho de Farinha Podre (tendo o nome de São Pedro de Farinha Podre) extinto em 31 de Dezembro de 1853. Era constituído pela freguesia sede, por Oliveira do Cunhedo, Paradela, São Paio de Farinha Podre, Travanca, Cortiça e Covelo. Tinha, em 1849, 5 935 habitantes.

Paróquia de São Pedro de Alva
A paróquia de São Pedro de Alva, situada entre-os-rios Alva e Mondego, junto à Barragem da Aguieira, no Concelho de Penacova, Distrito de Coimbra, na Beira Litoral, situa-se na zona leste do concelho, distando, sensivelmente, catorze quilómetros da vila de Penacova. Ocupa uma área de 28,4 km², com 1.812 habitantes (censos 2011), densidade: 63,8 habitantes / km². Confinava com a freguesia de Travanca do Mondego a Norte, Paradela e São Martinho da Cortiça a Sul, S. Paio do Mondego a Este, Oliveira do Mondego e Friúmes a Oeste, distribuída pelos seguintes lugares; Arroteia, Atouguia, Beco, Bica, Cabecinha, Carvalhal, Castinçal, Cavaleiro, Cruz do Soito, Hombres, Laborins, Lufreu, Mocejo, Peixoto, Quintela, Rebolo, Relvão, Ribeira, São Pedro de Alva, Silveirinho, Vale da Ribeira, Vale da Serra, Vale da Vinha, Valeiro Grande, Vimieiro e Zarroeira.

Mondalva
São Pedro de Alva é considerada a capital de Mondalva ou Casconha, sub-região natural que se limita a norte e poente pelo rio Mondego e a nascente pela Serra da Moita. Mondalva lhe chama a erudição moderna, mas Casconha será sempre o nome tradicional. Além da freguesia de São Pedro de Alva, esta sub-região chega ainda a abranger as seguintes: Oliveira do Mondego, S. Paio do Mondego, Paradela, e Travanca, do Concelho de Penacova. Carapinha e Covelo, do Concelho de Tábua. S. Martinho da Cortiça do Concelho de Arganil.



História
A estrutura latina do primeiro nome de São Pedro de Alva, de que se encontra notícia, segundo o Dr. António Carlos Proença de Figueiredo, constitui imediato indício da sua Antiguidade, a tal respeito, o Dr. Joaquim da Silveira aponta algumas explicações: “ Apesar de este topónimo ser constituído por duas palavras bem conhecidas, não é fácil conjecturar como se aplicaram para designar um lugar. O vocábulo Farinha sugere logo um moinho. Mas também é certo que a situação de Farinha Podre num alto, sem ribeiros correntes, mal permite pensar num engenho desses movido a água a que aquele vocábulo servisse de determinativo; e os moinhos de vento ainda não existiam no século XIII.
Assim, talvez esta estranha denominação tenha sido aplicada inicialmente, por chacota a algum simples casal ou “catraia” cujo dono ou tendeiro fosse acusado pelo povo de vender, por vezes, Farinha estragada pela humidade ou por qualquer outro motivo, chamando-lhe por isso venda (ou casal) da Farinha Podre”. As primeiras referências a S. Paio de Alva aparecem nas Inquisições de D. Dinis. A antiga Farinha Podre constituiu uma das chamadas comendas novas da Ordem de Cristo, avaliada no ano de 1605 em duzentos mil reis (moeda da época), e foi morgado anexo ao senhorio de Góis, donde um ramo da família tomou o apelido Farinha (Vasco Fariam). Nos séculos XII e XIII já aparece o nome de “Farina Putre” em documentos latinos. Com a denominação antiga de S. Pedro de Farinha Podre, que foi substituída pela actual por decreto de 21 de Fevereiro de 1889, foi sede do concelho de Farinha Podre (que correspondia em grande parte à unidade geográfica da região), extinto em 31 de Dezembro de 1853. Nesta data foi anexada ao concelho de Tábua, mudando para o de Penacova em 24 de Outubro de 1855.

Personagens ilustres:

António José de Almeida, político republicano português e sexto presidente da república portuguesa cargo que exerceu de 5 de Outubro de 1919 a 5 de Outubro de 1923 nasceu na antiga freguesia de São Pedro de Alva, na aldeia de Vale da Vinha. Foi o único presidente da Primeira República Portuguesa a cumprir integralmente e sem interrupções o seu mandato de 4 anos, tendo com ele Portugal retornado a uma presidência civil.
Mário da Cunha Brito, que quis criar um hospital e maternidade na vila tendo ainda uma fundação em sua homenagem transformada em Lar de Idosos com Centro de Dia e Creche.
António Carlos Proença de Figueiredo, autor do livro "Notícias históricas de Mondalva"
Eng. Maurício Vieira de Brito, filho de Mário da Cunha Brito que conseguiu realizar o sonho do pai, erguendo-lhe uma fundação e foi antigo presidente do Sport Lisboa e Benfica. O clube deve-lhe a construção do 3º anel e a iluminação do Estádio da Luz (1954-2003), que foi o maior da Europa e o terceiro maior do Mundo
Viegas Pimentel, grande médico e fundador do FC São Pedro de Alva
Padre Américo, fundador da casa do gaiato. Foi em São Pedro de Alva, que o Padre Américo idealizou da obra da rua e fundou a sua primeira Casa da Colónia
Boaventura de Sousa Santos, doutor em sociologia do direito, professor catedrático da Universidade de Coimbra e grande pensador português

São Pedro de Alva, foi elevada a vila a 16 de Agosto de 1991, estabelecido pelo Decreto-lei 99/91 de 16 de Agosto. A vila é divida pelos bairros ou lugares de Paço Velho, Vale da Ribeira, Valeiro Grande e São Pedro de Alva (Centro).


A Igreja Paroquial de São Pedro documenta de algum modo o passado da vila. É do século XVIII e resultou do acrescentamento de uma mais pequena, do século XV, destruída pelo sismo de 1755, A fachada está dividida em três partes por pilastras das quais a mais elevada é a central. A porta, de verga curta, tem cornija direita rematada por frontão interrompido, com óculo sobreposto. Azulejos do século XVII revestem a capela-mor, ligeiramente mais elevada em relação ao corpo do templo. O retábulo é de colunas torsas. Existe um sacrário em calcário renascença, do século XVI, na capela batismal. No teto está pintado o patrono, S. Pedro. Da Igreja primitiva conservam-se: uma janela geminada, a portada, e a pia batismal cavada em lóbulos.

Fonte: Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pedro_de_Alva


Fotos da freguesia de São Pedro de Alva aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário